quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Associação Salvador

Boa noite, amigos do blogue.

Esta noite estive a assistir ao programa "Em Reportagem" da RTP1 que hoje teve como titulo "Voar em cadeira de rodas". Logo, o programa desta noite teve como assunto principal as pessoas com mobilidade reduzida. Pessoas essas que de um momento para o outro passaram a ver a vida de outra forma.

Muitas pessoas sem problemas de mobilidade não vêm a vida com tanta confiança e esperança como estas pessoas que se transcendem, a partir do momento em que a vida lhes dá uma missão diferente... mostrar a força que se encontra dentro do ser humano mesmo quando a vida nos oferece maiores dificuldades.

Assim, o programa fala de três casos de luta. Filipe, Miguel e Salvador dão a cara por uma vida melhor para todos aqueles que se encontram na mesma situação. Aliás, não só para aqueles que se encontram na mesma situação, mas também para todos aqueles que poderão vir a ter que passar por esta situação. Sim, porque estas coisas não acontecem só aos outros! Todos estamos sujeitos.



A Associação Salvador nasceu a 23 de Novembro de 2003 fruto da vontade de Salvador Mendes de Almeida, Fundador da Associação, que ficou tetraplégico aos 16 anos em consequência de um Acidente de viação.

Conforme o sitio da associação, "há muito a fazer para que as pessoas com mobilidade reduzida se integrem naturalmente na sociedade activa, à qual podem e devem pertencer, sem as constantes barreiras que se entrepõem."

Aqui têm um link para o sitio da Associação Salvador:
http://www.associacaosalvador.com/
Não custa fazer um click, para saber mais sobre este projecto que pode ajuda toda uma população e não só a população com dificuldades de acessibilidade.

Também, vou deixar um link para o programa desta noite "Em Reportagem" (não sei se este link ficará sempre acessível ou se mais tarde o retirarão).
http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=20716&e_id=86&c_id=1&dif=tv&hora=21:00&dia=03-09-2008

O link que se encontra a seguir pretende mostrar a realidade das estradas portuguesas. Este filme poderá ser demasiado forte para as pessoas mais sensíveis. Isto é real, não é ficção. Eu falo por mim, também: esta realidade pode estar ao virar da esquina.
http://www.youtube.com/watch?v=gqo8gSB3jJE

Não se esqueçam de ser felizes.

Abraços.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Sérgio!

Vi o teu artigo e estando na área profissional em que estou (arquitectura) não posso deixar de comentar e contribuir com algo.

Gostaria de dizer que há muito, mas mesmo muito a fazer. E mesmo eu enquanto profissional e consciente do desafio que é a eliminação de barreiras arquitectónicas, sei à anos que este é o caminho.
Mais difícil que mudar o que se constrói é mudar como pensamos.

É absolutamente essencial que Associações como esta do Salvador tenham espaço na nossa sociedade, porque apesar de tudo eles é que realmente representam as pessoas com mobilidade condicionada e sabem o que é necessário fazermos.
É muito importante a acção que podem desempenhar como pedagogos e avaliadores da mudança que se propõe na nossa sociedade.

É necessário que saiam à rua (eu sei que é difícil, mas agora têm apoio da Lei) e apontem o que está mal, que obriguem a mudança!

Onde exerço funções, fazemos muitas agências de bancos. Digo-te isto porque é um exemplo do que se tem mesmo de mudar. O banco (não importa qual) prefere pagar multas, pagar advogados, esperar anos por um parecer favorável da câmara em licenciamentos, ao invés de simplesmente 'dispensar' 5m2 para uma Instalação Sanitária adaptada, ou uma rampa regulamentar de acesso às suas agências, ou ainda uma plataforma elevatória quando esta é a única solução de acesso.
Isto sim custa mudar! Eu bem tento, acredita.

Por isso é necessário que saiam à rua. Queixem-se às câmara municipais quando não conseguem aceder aqui ou ali.
Façam-se ouvir! Mostrem-se. Só assim terão visibilidade.

É um apelo.

Um abraço,

Bruno


Children See, Children Do

Aprendizagem Por Observação

Segundo Bandura (psicologia), o adulto torna-se um modelo para a criança e, assim, a criança aprende por observação.
Quando estiver junto a crianças, pense no seu comportamento pois este é um exemplo a seguir para a criança.

Saúde 24


Obesidade na Infância e Adolescência

Obesidade na Infância e Adolescência
Saúde Infantil - Dr. Cláudia Pereira